segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Descobertas e confirmações



Descobriram que o vírus HIV já tem um século de vida. Segundo a revista "Nature", a primeira pessoa contaminada pelo vírus ocorreu em 1908. A hipótese mais provável é a de que tenha vindo de uma tribo do Congo que costumava comer carne de macaco. Além de devoradores de símios, as pessoas desta tribo eram açougueiros. Com isso, o sangue dos macacos respingava nas mucosas e em feridas abertas. Aí, o que seria inofensivo para nossos parentes mais próximo se tornou uma epidemia para nós na década de 80. Como o vírus é mutante, até hoje estamos correndo atrás dele e, quanto mais corremos, mais ele se fortalece.



*




Outra coisa que se alastra como um vírus é o atentado ao sufrágio universal. Não estou falando de grandes atentados, das ditaduras que percorrem o mundo, estou falando dos pequenos, como as gotas de sangue infectada dos símios do início do século, aqueles que ocorrem no dia-à-dia. No último dia 5 foi o dia de votação para prefeito e vereadores municipais e, apesar da lei que proíbe a boca-de-urna, vários candidatos desfilaram com os seus carros de som a todo vapor. Os mais discretos, apenas mandavam parar os carros em frente às escolas para deixar o rosto e o número bem visíveis.


Em Dumont, duas pessoas foram presas. Uma tentava corromper pessoas dando pirulitos em troca do voto - coitada da pessoa que se corrompe. O outro não corrompia, apenas aliciava as pessoas carimbando o seu nome e número na mão das pessoas e mandando votar nele. O que mais surpreendeu-me é a sua pouca idade: 20 anos. Teoricamente, representa a nova geração. Cabe a pergunta: Se no início de sua carreira política, um candidato já começa aliciando, coagindo as pessoas a votar em si, o que acontecerá depois que sentar em sua cadeira? Sim, sentar em sua cadeira de legislador pois, com certeza, ele deve ter ficado preso até as 17:00 e poderá assumir, apesar do processo, a sua cadeira na Câmara Municipal em 2009.


Apesar disso, as pessoas afirmam que o respectivo jovem é uma pessoa de muita ética. Quem sou eu para duvidar? Faço minhas as palavras do poeta:




[...] Cada um ao nascer


traz sua dose de amor,


mas os empregos,


dinheiro,


tudo isso,

nos resseca o solo do coração. [...]
Provavelmente este jovem seja a reprodução genuína dos valores éticos desta nova geração. Eu não sei.

Um comentário:

Anônimo disse...

Trágico, trágico. :/
Participa lá no meu blog. :D