1

Desde o surgimento da personagem Godzila, faz parte do senso comum que desastres naturais no continente asiático são comuns. Terremotos, maremotos, ciclones, quase todo ano há uma grande tragédia por lá. Porém, poucos sabem que, por causa do aquecimento global, a temperatura do mar subiu meio grau e isto pode estar relacionado com o aumento de ciclones em escala mundial.
Todos se lembram do tsunami que deixou a Tailândia em estado de calamidade. Em 2006, o furacão Katrina ilhou Nova Orleans, deixando-a em estado de barbárie. Agora, em Yangon, corpos apodrecidos flutuam e espalham doenças.
2
Tem chamado atenção da imprensa internacional a dificuldade que os países têm tido para enviar ajuda humanitária à Birmânia. O governo daquele país faz questão de controlá-la e, com isso, ela não está chegando com a rapidez e nem com a eficiência devida. O motivo: a junta militar de Mianmar não quer admitir que não tem condições de socorrer a sua população diante de catástrofes naturais. Outro motivo talvez seja a contagem no número de mortos, pois oficialmente foram pouco mais de 30.000, entretanto a ONU suspeita que este número pode ter ultrapassado mais de 100.000.
3

O acobertamento de notícias é característica dos sistemas ditatoriais. Na China, a notícia do terremoto na província de Sichuan que, inicialmente, matou mais de 10.000 pessoas (este número deverá subir, pois há áreas de difícil acesso que não entraram nas estimativas) demorou horas para entrar no ar. Entretanto, antes da notícia chegar aos telespectadores, o governo daquele país já analisava a situação para disponibilizar o mais rápido possível ajuda humanitária para os afetados. Isto não quer dizer que a ajuda será suficiente.
4
Desastres naturais sempre colocam o governo que está no poder em cheque. No ano de 2006, o governo Bush foi duramente criticado por causa de sua inoperância diante do resultado da passagem do furacão Katrina pelo Estado do Mississipi. George W. Bush foi, inclusive, acusado de racista, uma vez que a grande parte da população atingida era formada por negros.
5

Por causa do aquecimento globlal, ciclones ocorrerão com uma freqüência ainda maior. Terremotos acontecerão independentemente das mudanças climáticas. Os governos deveriam ter um plano emergencial de ajuda para socorrer a sua população diante de possíveis catástrofes, mas não é isso o que se costuma constatar. Seja em Yangon, em Sichuan ou em Nova Orleans, a inabilidade do Estado em lidar com a tragédia sempre aumenta o número de vítimas fatais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário